Buscar

Presentear - uma comunicação universal (parte 1)

Presentear é um ato existente em todas as culturas e há registro dessa forma de relacionamento desde a origem de nossa espécie. Conhecemos muito sobre os costumes de um povo quando observamos como as pessoas demonstram seus afetos.

Quer descobrir alguns costumes curiosos?


Homens das cavernas

Os líderes da tribo homenageavam alguém por suas contribuições ao grupo com um dente de animal, uma casca de árvore ou uma pedra de aparência única, que poderiam ser usados como colares ou outros acessórios.


No Egito antigo

Os faraós recebiam presentes no dia da coroação, que era considerado o dia de seu "nascimento" porque acreditava-se que eles se transformaram em deuses e começavam uma nova vida, tornando esta ocasião mais importante do que seus aniversários reais. Os presentes dados à realeza na época incluíam joias, sementes de flores e até colheitas inteiras.


Na Grécia Antiga

Uma das comemorações mais comuns em todo o mundo é o aniversário. Ele é celebrado em todas as culturas e hoje em dia é muito difícil imaginar aniversários sem presentes. Provavelmente, esse costume se originou na Grécia Antiga, pois acreditavam que espíritos malignos assombrariam o aniversariante, então, na data de aniversário de alguém, as pessoas iam visitar essa pessoa e trazer-lhe votos de felicidades e presentes para protegê-los e para afastar o mal. Eles também acendiam velas pelo mesmo motivo e soprá-las fazendo um pedido era uma forma de enviar sua mensagem aos Deuses. Portanto, devemos agradecer aos gregos por nossas incríveis festas de aniversário atuais!


Na Idade Média

Os presentes eram dados para mostrar fidelidade e para promover favores políticos e religiosos. Livros ou manuscritos eram presentes valiosos naquela época porque eram caros e personalizáveis. Uma variedade de presentes românticos que podem nos parecer um pouco estranhos também foram dados naquela época, incluindo canções de amor compostas por homens e executadas na frente de mulheres – as famosas serenatas, pias, roupas personalizadas e fios de cabelo costurados nas roupas de sua alma gêmea.


Na China

O Ano Novo Chinês é a maior comemoração na China, dura cerca de 2 semanas. Nessa época, os presentes são dados embrulhados em papel vermelho ou dinheiro é colocado em um envelope vermelho porque esta cor está associada à riqueza e à prosperidade. Eles evitam presentear qualquer coisa em preto, branco ou azul, pois essas cores estão associadas à morte e aos funerais. Além disso, o valor monetário fornecido deve ter apenas números pares, exceto em relação ao número 4, pois também está associado à morte.


Cada cultura tem suas próprias celebrações e tradições de presentes. Alguns desses exemplos podem parecer incomuns, mas todas essas interações refletem a intenção de agradar, o amor e o apreços pelos outros.


Então seja qual for a tradição seguida ou qual a ocasião do momento, um presente genuíno e bem-intencionado que faça seus entes queridos felizes é tudo o que importa. E na sua família, existe alguma tradição curiosa?

Conte para nós!